O futebol brasileiro ganhou muitos reforços de peso nestas últimas semanas.
Os clubes aproveitaram a janela de transferências e foram às compras, trazendo de volta alguns badalados jogadores para a disputa do segundo turno do Campeonato Brasileiro e também das fases finais da Copa Libertadores, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil.
São muitos nomes de peso, alguns deles com passagens pela seleção brasileira, que voltaram ao país para o segundo semestre de 2021. Entre as novidades, temos também a chegada de alguns estrangeiros bastante conhecidos por aqui, alguns deles até com destino surpreendente, como o de Mauro Zárate, ex-jogador do Boca Juniors e que será reforço do América Mineiro.
O mês de agosto acabou sendo crucial para que os clubes brasileiros se reforçassem. Foram inúmeros grandes negócios e o saldo para a grande maioria dos clubes acabou sendo bastante positivo. Tivemos mais chegadas do que saídas.
Corinthians e Atlético Mineiro fizeram talvez as duas principais contratações da janela, ao menos na teoria. O Timão se reforçou com o experiente meia Willian, com passagens por Chelsea, Arsenal e Seleção Brasileira. Já o Galo, contratou o atacante Diego Costa, que defendeu recentemente o Atlético de Madrid e já disputou Copa do Mundo com a seleção espanhola.
O Palmeiras apostou na volta de Dudu, enquanto o São Paulo também foi buscar um velho conhecido, o argentino Jonathan Calleri.
Já o Flamengo, acabou perdendo o volante Gerson, mas buscou logo dois substitutos para o camisa 8, o meio-campista Andreas Pereira, ex-Manchester United e o polivalente Kenedy, que tem vínculo com o Chelsea. Ambos vieram por empréstimo.
Abaixo, vamos listar algumas das principais movimentações do mercado durante o mês de agosto. A janela fechou no dia 30 de agosto, mas qualquer clube brasileiro poderá inscrever jogadores até o dia 24 de setembro, desde que esses atletas estejam livres no mercado, sem vínculo com qualquer outra equipe.
Corinthians contrata quarteto de peso para reforçar o elenco
Buscando voltar a ser protagonista após algumas temporadas com desempenho bem abaixo do esperado, o Corinthians acabou sendo a equipe mais ativa durante a janela de transferências de agosto.
Depois de não contratar ninguém no começo do ano, o Timão viu que precisaria reforçar a equipe se quisesse brigar na parte de cima da tabela e acabou acertando com quatro ótimos jogadores, todos do setor ofensivo.
O alvinegro contratou três meias e um atacante. Três dos reforços tem passagens pela Seleção Brasileira, com dois deles tendo inclusive disputado a Copa do Mundo de 2018. O primeiro a ser contratado foi Giuliano. Se juntaram a ele, pouco depois, Renato Augusto e Roger Guedes.
No último dia da janela de transferências, o Corinthians contratou o seu principal reforço para a temporada. O meia Willian, revelado pelo clube, volta a equipe do Parque São Jorge após 14 anos e deverá ser o camisa 10 da equipe.
Com a chegada deste quarteto de peso, a expectativa da diretoria corintiana é que o técnico Sylvinho consiga fazer a equipe terminar no G-4 do Campeonato Brasileiro.
Flamengo perde Gerson, mas fecha com Andreas Pereira e Kenedy
O Flamengo começou a janela com uma péssima notícia. Isso porque o volante Gerson, um dos pilares da equipe, acabou sendo negociado com o Olympique de Marseille.
Depois de perder o seu camisa 8, o rubro-negro viu a necessidade de ir ao mercado para encontrar uma reposição. O principal alvo era o volante Thiago Mendes, do Lyon, mas o negócio acabou não rolando.
Depois da negativa na busca por Thiago Mendes, a diretoria do Flamengo mudou a sua estratégia e foi atrás de dois jogadores que vinham com pouco espaço em suas respectivas equipes.
Foi assim que o rubro-negro conseguiu fechar, por empréstimo, com Andreas Pereira, do Manchester United e Kenedy, do Chelsea. Com essas duas aquisições, a diretoria flamenguista entende ter conseguido repor a altura a saída de Gerson e ainda dar mais opções para o técnico Renato Gaúcho.
Já o Fluminense, rival do Flamengo e a outra equipe carioca a disputar a Série A do Brasileirão em 2021, teve um mercado mais modesto. O Tricolor Carioca fez apenas uma contratação, apostando as suas fichas no meia colombiano Jhon Arias.
São Paulo aposta em Calleri e Neves; Palmeiras repatria Dudu
Depois de muita frustração durante toda a janela de transferências, o São Paulo conseguiu concluir duas operações bem importantes justamente no último dia.
Depois de meses de negociação e muitas ofertas recusadas, o Tricolor Paulista enfim conseguiu chegar a um acordo com o Deportivo Maldonado pelo empréstimo do atacante Calleri, que teve uma breve, mas boa passagem pelo clube paulista em 2016.
Além dele, o São Paulo conseguiu ainda concluir outra longa negociação. Alvo do clube desde o início do ano, o volante Gabriel Neves é outro que enfim foi anunciado como reforço do clube do Morumbi. O meio-campista chega também por empréstimo, junto ao Nacional, do Uruguai.
Semifinalista da Copa Libertadores e brigando pelo título do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras oficializou quatro chegadas.
A primeira foi o retorno de Dudu, que estava emprestado a um clube árabe e retornou antes mesmo da abertura da janela de transferências. Outro que retorna ao clube é o volante Matheus Fernandes, que rescindiu contrato com o Barcelona.
O Verdão perdeu o lateral Viña, que foi vendido para a Roma e contratou logo dois substitutos para o lugar do uruguaio. São eles o também uruguaio Piquerez, que estava no Peñarol e o ex-flamenguista Jorge, que defendia o Monaco.
Brigando para não cair, Grêmio aposta em trio sul-americano
Vivendo uma situação desesperadora no Campeonato Brasileiro, onde se encontra na zona de rebaixamento, o Grêmio foi ao mercado e contratou três reforços para tentar fugir da segunda divisão. O Imortal apostou em estrangeiros, contratando um trio de gringos, que atuavam em clubes sul-americanos.
São dois colombianos e um paraguaio. O primeiro a ser anunciado foi o atacante Borja, ex-Palmeiras, que chega por empréstimo. Depois, o clube gaúcho abriu a carteira para fechar com a jovem promessa colombiana Campáz, do Tolima e com o volante paraguaio Villasanti, que estava no Cerro Porteño.
Aposte conosco na LV BET
Com o retorno de grandes craques ao futebol brasileiro, o segundo semestre tem tudo para ser de fortes emoções.
Já estamos em setembro, mas ainda temos um turno inteiro do Campeonato Brasileiro pela frente, além das quartas de final da Copa do Brasil, semifinais da Copa Libertadores e semifinais da Copa Sul-Americana.
Aqui na LV BET, nós estamos fazendo uma cobertura completa de todos esses torneios e você não pode perder a chance de fazer as suas apostas, para faturar um dinheiro enquanto se diverte. Venha jogar conosco!