A Copa América 2021 acabou sofrendo uma alteração de última hora, mas a sua realização já está confirmada pela Conmebol. Originalmente, o torneio continental aconteceria na Argentina e também na Colômbia, mas nas últimas semanas, por conta de protestos contra o governo e também pelo agravamento da pandemia causada pelo Covid-19, tanto Argentina quanto Colômbia desistiram de sediar a competição.
A Conmebol, então, precisou desesperadamente buscar uma nova sede para a competição, encontrando no Brasil um país disposto a sediar a Copa América. Sendo assim, a competição continental será sediada no Brasil pela segunda vez consecutiva e acontecerá entre os dias 13 de junho e 10 de julho.
As cidades e os estádios que receberão a 47ª edição da Copa América também já foram definidos. No total, serão quatro cidades sedes, com cinco estádios recebendo partidas.
Os estádios que receberão partidas da Copa América são: Estádio Olímpico, de Goiânia, Arena Pantanal, de Cuiabá, Mané Garrincha, de Brasília, além de Nilton Santos e Maracanã, ambos no Rio de Janeiro. O Maracanã, aliás, será o palco de apenas uma partida durante toda a competição: a grande final. Todos os outros jogos da Copa América acontecerão em um dos outros quatro estádios.
Conheça os Estádios que receberão a Copa América:
O Estádio do Maracanã é com certeza um dos mais famosos e históricos estádios de futebol já construídos. O lendário estádio, situado no Rio de Janeiro, foi construído em 1948 e sediou duas finais de Copa do Mundo, em 1950 e depois em 2014. Com capacidade para pouco menos de 79 mil torcedores atualmente, o Maracanã receberá a grande final da 47ª edição da Copa América.
Também situado no Rio de Janeiro, o Estádio Nilton Santos, popularmente conhecido como Engenhão, foi inaugurado no ano de 2007, construído para a realização dos Jogos Pan-Americanos, realizados no mesmo ano. O estádio pertence à Prefeitura do Rio de Janeiro, tendo sido cedido ao Botafogo. O Engenhão tem uma capacidade para pouco mais de 44 mil torcedores e receberá sete partidas da Copa América, entre elas uma das semifinais.
Localizado na capital do país, em Brasília, o Estádio Mané Garrincha foi construído em 1974, mas sofreu uma reforma bilionária para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Com uma capacidade de 69 mil espectadores, o Mané Garrincha receberá oito partidas da Copa América de 2021, entre elas uma das semifinais e a disputa do terceiro lugar.
Mais um dos modernos estádios brasileiros que vai receber a Copa América de 2021 é a Arena Pantanal, que fica na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso. Também construído para a Copa do Mundo de 2014, a Arena custou pouco mais de R$ 600 milhões e comporta 44 mil espectadores. A Arena Pantanal será utilizada somente na fase de grupos da Copa América, recebendo cinco partidas, entre elas o duelo entre Uruguai e Chile, pela terceira rodada do Grupo A.
O quinto estádio a sediar a Copa América de 2021 será o Estádio Olímpico, de Goiânia. Trata-se do estádio mais antigo do estado de Goiás, com uma modesta capacidade, de 13.500 espectadores. O Estádio Olímpico foi construído em 1941, tendo recebido uma reforma em 2016. O Estádio Olímpico receberá sete partidas da Copa América, com destaque para dois dos duelos de quartas de final.