Depois de muita confusão e muita especulação, a edição de 2021 da Copa América está confirmada e será realizada no Brasil.
Originalmente marcada para acontecer na Argentina e na Colômbia, a Copa América teve que encontrar uma nova sede às pressas após o recuo das duas nações e a Conmebol agiu rápido e entrou em um acordo com o governo brasileiro para a competição continental ser realizada no Brasil mais uma vez. O torneio acontecerá entre os dias 13 de junho e 10 de julho e será sediado em quatro estados brasileiros.
Esta será a 47ª edição da Copa América, que pela segunda vez consecutiva, será realizada no Brasil. A competição terá como sedes o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, a Arena Pantanal, no Cuiabá, o Estádio Olímpico, em Goiânia, além do Estádio do Maracanã e do Estádio Nilton Santos, ambos no Rio de Janeiro.
O jogo de abertura acontecerá no Mané Garrincha, enquanto a grande final acontecerá no lendário Maracanã.
Nesta edição da Copa América, teremos 10 seleções disputando o título continental. Estas 10 seleções foram divididas em dois grupos de cinco integrantes cada, com os quatro primeiros colocados de cada grupo se classificando para as quartas de final. Apenas o lanterna de cada chave, portanto, estará eliminado precocemente.
Os primeiros colocados de cada chave enfrentarão nas quartas de final os quartos colocados da chave oposta, enquanto os segundos colocados de cada chave enfrentarão os terceiros da outra chave.
Quem passar das quartas estará nas semis, com os vencedores das semifinais se enfrentando no Rio de Janeiro na grande final e os perdedores jogando em Brasília pela disputa do terceiro lugar.
Cabeça de chave do Grupo A, a Argentina terá a companhia de Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Já o Brasil, cabeça de chave do Grupo B, terá pela frente Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
A Seleção Brasileira recebe a Venezuela, no dia 13 de junho, às 18 horas, em Brasília. Esta partida marcará a abertura da Copa América. Depois, o Brasil enfrenta o Peru e a Colômbia no Rio de Janeiro e encerra a fase de grupos recebendo o Equador, em Goiânia.
Atual campeão da competição, o Brasil busca vencer a Copa América pela segunda vez consecutiva. Já a Argentina enfrenta o Chile no Rio, depois o Uruguai e o Paraguai em Brasília e por último a Bolívia em Cuiabá.
Confira de maneira mais detalhada os dois grupos da Copa América 2021:
Grupo A:
- Argentina
- Bolívia
- Chile
- Paraguai
- Uruguai
Grupo B:
- Brasil
- Colômbia
- Equador
- Peru
- Venezuela