Quem são os maiores artilheiros da história da Copa América?

Quem são os maiores artilheiros da história da Copa América?

Quem são os maiores artilheiros da história da Copa América?Você já parou para pensar em quem são os maiores artilheiros da história da Copa América? Muitos devem ler essa pergunta e imaginar atletas como Pelé, Maradona, Batistuta, Ronaldo, Romário, Zico, Messi, Neymar, Suárez, entre outros.

Mas não. Os maiores artilheiros da história da competição continental não são nomes tão conhecidos entre os fãs de futebol, principalmente entre os fãs mais jovens.

Na verdade, dois jogadores dividem a artilharia histórica da Copa América, com 17 gols cada. São eles: o brasileiro Zizinho e o argentino Norberto Méndez. Os mais jovens talvez não tenham muito conhecimento sobre Zizinho, atacante que teve enorme destaque na Seleção Brasileira nas décadas de 40 e 50.

Ele foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 1950 e é considerado o maior ídolo de Pelé. Zizinho disputou seis edições da Copa América, tendo anotado 17 gols em 33 partidas.

Norberto Méndez foi o principal jogador argentino da mesma época, tendo uma marca ainda melhor, com uma incrível marca de um gol por jogo na Copa América, com 17 tentos em 17 partidas, tendo disputado três edições do torneio.

Atrás da dupla, empatados na vice artilharia, aparecem o uruguaio Santiago Varela, que marcou 15 gols em 15 jogos e o peruano Teodoro Fernandez, que anotou 15 gols em 24 partidas.

Dentre aqueles atletas que ainda atuam, o maior artilheiro da Copa América é Paolo Guerrero. O veterano centroavante peruano disputou cinco edições da competição e deixou a sua marca 14 vezes em 25 partidas.

Guerrero aparece à frente de nomes notáveis, como Gabriel Batistuta, com 13 gols em 16 jogos e Didi, que marcou 11 vezes em 17 partidas.

Atrás de Guerrero na lista de artilheiros que ainda atuam, o chileno Eduardo Vargas fez 12 gols em 20 partidas. Bicampeão da competição com o Chile, Vargas disputou três edições da Copa América.

Relembre alguns dos artilheiros de outras edições da Copa América

Além de ser o maior artilheiro em atividade da Copa América, Paolo Guerrero ostenta ainda o fato de ter sido o artilheiro máximo da competição em três edições diferentes.

O peruano fez cinco gols na Copa América de 2011, quatro na de 2015 e três na de 2019. Já Eduardo Vargas dividiu a artilharia de 2015 com Guerrero e foi o artilheiro isolado em 2016, ano do bicampeonato chileno, anotando seis gols.

O Brasil aparece na lista com Everton Cebolinha, que dividiu a artilharia de 2019 com Guerrero e também com Robinho, artilheiro em 2007, com seis gols e Adriano, artilheiro em 2004, com sete.

No ano de 1999, Ronaldo e Rivaldo dividiram a artilharia geral daquela edição com cinco gols cada, enquanto Bebeto foi o artilheiro dez anos antes, com seis gols em 1989.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *