Na madrugada da última sexta-feira, tivemos a realização do NBA Draft. Este é um evento anual que onde as equipes recrutam jovens jogadores para que eles possam atuar na principal liga de basquete do mundo.
As 30 franquias da NBA recrutam os jovens jogadores, a grande maioria deles oriundos das universidades norte-americanas. Além deles, também são escolhidos jogadores internacionais, incluindo europeus e até mesmo brasileiros.
Para tentar equilibrar o nível técnico entre as equipes, a NBA realiza uma espécie de loteria para o Draft, onde as equipes que ficaram de fora dos playoffs participam de uma espécie de loteria, para aí sim conheceremos a ordem de escolha no draft.
Esta é uma oportunidade única para uma equipe que vem mal das pernas nas últimas temporadas conseguir draftar algum jovem fenômeno que possa talvez mudar a história da franquia.
A edição de 2022 do NBA Draft foi realizado na última sexta-feira. Vindo de temporadas muito ruins recentemente, o Orlando Magic acabou ficando com a primeira escolha da noite e selecionou o ala Paolo Banchero, de 2,08 metros e 19 anos de idade, que jogava pela tradicional Universidade de Duke.
A escolha número dois do Draft foi do Oklahoma City Thunder, que acabou escolhendo o ala-pivô Chet Holmgren, da Universidade Gonzaga. Em terceiro no Draft, apareceu o ala Jabari Smith, da Universidade de Auburn e que acabou sendo draftado pelo Houston Rockets.
Completando o Top 5 da noite, temos Keegan Murray, que foi escolhido por Sacramento Kings e Jaden Ivey, que será jogador do Detroit Pistons.
Relembre algumas famosas primeiras escolhas no NBA Draft
Alguns dos maiores atletas da história da NBA foram primeiras escolhas no Draft da NBA, como Elgin Baylor na década de 50, Oscar Robertson na década de 60 e Magic Johnson, escolhido pelo Los Angeles Lakers em 1979.
Nos anos 80, tivemos o nigeriano Hakeem Olajuwon sendo o primeiro atleta estrangeiro da história a ser a primeira escolha, indo para o Houston Rockets.
Já nos anos 90, Shaquille O’Neal foi para o Orlando Magic, Allen Iverson foi escolhido pelo Philadelphia 76ers e Tim Duncan foi para o San Antonio Spurs.
Nos anos 2000, tivemos uma sequência muito boas de primeira escolha, incluindo Yao Ming, LeBron James, Dwight Howard, Derrick Rose, Blake Griffin, Kyrie Irving e Anthony Davis.
Brasileiro, Gui Santos é escolhido pelo Golden State Warriors
Para os fãs brasileiros da NBA, a grande novidade da noite foi que Gui Santos deverá ter uma oportunidade de jogar na principal liga de basquete do mundo. O brasileiro, que jogava no Minas Tênis Clube, foi escolhido pelo atual campeão Golden State Warriors, como a 55ª escolha do Draft.
Como ele foi escolhido na segunda rodada do Draft, Gui Santos não tem um contrato garantido na NBA e por conta disso, existe a chance que ele seja emprestado pelos Warriors para a G-League, liga de desenvolvimento da NBA, por uma temporada.