Os Jogos Olímpicos de Tóquio serão realizados entre os meses de julho e agosto na capital japonesa, marcando a 32ª edição das Olimpíadas de Verão, mais tradicional evento esportivo do planeta.
Originalmente, o evento estava marcado para acontecer durante o ano passado, mas por conta da pandemia da Covid-19, as Olímpiadas de Tóquio foram remarcadas para o ano de 2021.
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos acontecerá nesta sexta-feira, dia 23 de julho, com o encerramento marcado para pouco mais de duas semanas depois, no dia 8 de agosto.
Esta será a quarta vez que o Japão sediará os Jogos Olímpicos, sendo a segunda vez que o país é escolhido como sede dos Jogos de Verão, a outra sendo em 1964, também com Tóquio. Em 1972, com Saporro e em 1998, com Nagano, o Japão sediou também os Jogos de Inverno.
Abertura está marcada para o dia 23 de julho, encerramento para o dia 8 de agosto
A tradicional Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos está marcada para a manhã desta sexta-feira, às 8 horas (Horário de Brasília). Apesar disso, algumas modalidades já viram a bola rolar, casos de esportes coletivos como softbol e futebol.
Já o encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, acontecerá 15 dias depois, no dia 8 de agosto. Tóquio havia sido escolhida como sede ainda em 2013, batendo Madri e Istanbul, as principais concorrentes, na votação.
Vale lembrar que os Jogos Olímpicos de Tóquio aconteceriam originalmente em meados de 2020, mas por conta da pandemia da Covid-19, que parou o mundo, o Comitê Olímpico achou melhor adiar a realização dos Jogos para o ano de 2021.
Confira todas as modalides dos Jogos Olímpicos de Tóquio
Você vai conhecer agora todas as modalidades esportivas em disputa durante os Jogos Olímpicos de 2020. O destaque vai para seis esportes que serão estreantes nos Jogos de Tóquio: Beisebol, Softbol, Caratê, Escalada, Skate e Surfe.
Confira ainda todas as diferentes modalidades esportivas que estarão presente em Tóquio:
Atletismo, Badminton, Basquete, Basquete 3×3, Beisebol, Boxe, Canoagem, Caratê, Ciclismo, Escalada, Esgrima, Futebol, Ginástica Artística, Ginástica de Trampolim, Ginástica Rítmica, Golfe, Handebol, Hipismo, Hóquei sobre a Grama, Judô, Levantamento de Peso, Luta Olímpica, Maratona Aquática, Nado Artístico, Natação, Pentatlo Moderno, Polo Aquático, Remo, Rúgbi, Saltos Ornamentais, Skate, Softbol, Surfe, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Tiro Esportivo, Tiro com Arco, Triatlo, Vela, Vôlei e Vôlei de Praia.
Onde o Brasil tem chances?
Como sempre, o Brasil chega forte na briga por medalhas em algumas modalidades específicas. Atual campeão no futebol masculino, o Brasil tem novamente chances de medalha tanto no futebol masculino, quanto no feminino, assim como no vôlei e no vôlei de praia.
Temos ainda dois dos melhores surfistas do mundo, em Gabriel Medina e Ítalo Ferreira. O Brasil tem ainda uma boa tradição em natação e em judô, além de ter sempre atletas prontos para surpreender na ginástica e na vela.
O Brasil conta ainda com skatistas de alto nível, com bons boxeadores e com os medalhistas olímpicos Isaquias Queiroz, canoísta e Arthur Zanetti, ginasta.
Jogos Olímpicos de Tóquio serão o 32º da história
Os Jogos Olímpicos de Verão são o evento esportivo mais tradicional e mais antigo em existência. Originalmente, ainda no século VIII, os Jogos eram disputados em Olimpia, na Grécia. Até que, em 1894, foi criado o Comitê Olímpico Internacional.
Dois anos depois, em 1894, foi realizado o primeiro evento dos Jogos Olímpicos de Verdão da era moderna, em Atenas, também na Grécia. Daí em diante, passou-se a ser tradição a realização dos jogos a cada quatro anos, com raríssimas interrupções, como no caso da segunda guerra mundial.
Tóquio, que sediará o evento em 2021, foi a cidade sede também em 1964. Os Jogos Olímpicos de 2020 – que serão disputados em 2021 por conta da pandemia – marcarão a 32ª edição dos Jogos da Era Moderna.